5G: O que é, e o que muda?

 

A quinta geração de tecnologia móvel está chegando! Mas você está pronto para a nova revolução tecnológica que o 5G promete causar no mundo?
Estamos diante do próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio!

A princípio a missão é alavancar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G. Elevando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.
Se eu disser que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, concluindo que pode alcançar até 10 Gbps, você acredita?
Já pensou como seria ter uma geladeira que faz as compras sozinha?
De antemão é possível dizer que com a tecnologia 5G, uma geladeira conectada à rede é capaz de identificar a falta de um produto em suas prateleiras, se conectar ao mercado e realizar a compra de modo automático. Parece mágica, não é?

 

Mas o que é o 5G?

Além de utilizar o melhor espectro de rádio, permitindo que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo, o 5G fará com que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. Então, o objetivo é tornar tudo conectado, como celulares, carros, fogão, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.

Com as faixas de frequência mais altas da telefonia (de 3,5 GHz a 26 GHz) e comprimentos de onda menores, o 5G pode ter um alcance mais curto. O que gera a necessidade da modernização das antenas atuais, e a instalação de pequenas antenas que ajudem a propagar melhor as chamadas “ondas milimétricas” do 5G entre um número bem maior de transmissores e receptores. Isso vai permitir uma cobertura mais ampla!

O que muda?

Tudo! Pode apostar! Conforme o 2G revolucionou as chamadas de voz, o 3G as chamadas de vídeo e o 4G o acesso as plataformas de streaming. O 5G promete causar um verdadeiro divisor de águas na tecnologia.

Economia de energia:

Após a instalação da infraestrutura das redes 5G, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros, além de torná-la mais ecológica.

Economia de tempo:

A redução da latência, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, e permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

Tudo conectado:

Com mais aparelhos ligados por área é possível ampliar a tendência mundial da “internet das coisas”. Sistemas de iluminação pública e residencial, smartphones, smartwatches, eletrodomésticos, dispositivos de monitoramento, sensores de presença, centrais de segurança, guichês de estacionamentos, caixas de supermercados, sensores meteorológicos e muitos outros dispositivos poderão conectar-se mutuamente por meio do uso da quinta geração das redes móveis.

Em conclusão, haverá inúmeras possibilidades, cada vez mais inteligentes e conectadas, para residências, ruas, hospitais, comércios e indústrias.

Viu só? Não é só o Download que vai ficar mais rápido! Se você gostou das nossas dicas e ficou com vontade de entender os novos conteúdos sobre o marketing digital, visite o nosso blog!

Compartilhe nas redes sociais

Preencha os campos abaixo para receber uma proposta personalizada