Aplicativos para delivery de comida crescem cerca de 80% no país

Diante da pandemia da Covid-19, os aplicativos para delivery de comida cresceram, aproximadamente, 80% no país. Portanto, esse cenário facilitou a busca pelo consumo prático e rápido de alimentos durante a quarentena, já que é possível pedir refeições a qualquer horário do dia.

Entre os aplicativos mais utilizados neste período, destacamos o iFood, principalmente, seguido de Uber Eats, Rappi e James. Incluindo a praticidade ao pedir comidas sem precisar levantar do sofá, as plataformas de delivery surgiram como uma oportunidade de negócio devido aos novos tempos, em que muitos restaurantes, lanchonetes, cafeterias, mercados e outros, enxergaram a necessidade de se reinventar e se adaptar ao Marketing Digital.

E, falando em novos hábitos, não podemos deixar de ressaltar as mudanças da nossa rotina que, obviamente, influenciaram no crescimento de pedidos por delivery e outras estratégias de marketing. A seguir, vamos apresentar as principais alterações do nosso cotidiano, que merecem sua atenção ao empreender daqui para frente.

Home office aumentou os pedidos de comida por delivery

Por conta das medidas de isolamento social, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto. O home office, já utilizado em algumas companhias, recentemente foi implementado e está em fase de teste para muitos colaboradores, que antes viviam na correria do dia a dia, nas ruas, entre reuniões presenciais e o bate papo com os colegas de trabalho.

Mas, então, o mundo mudou. Hoje, apesar de muitos estarem trabalhando em casa, as demandas não param de chegar, ou seja, a hora do cafézinho ou do almoço demanda mais tempo, já que é necessário cozinhar, executar as tarefas domésticas e, muitas vezes, cuidar dos filhos simultaneamente. Desse modo, a demanda por pedidos de comida por delivery aumentou exponencialmente, com o objetivo de tornar suas refeições mais práticas e rápidas, com cartelas de opções saudáveis ou não.

Aproximação com restaurantes durante o isolamento social

Também devido à quarentena, muitas pessoas têm sentido falta de frequentar seus lugares favoritos. Por isso, muitos restaurantes e lanchonetes têm oferecido a opção de entregas por delivery ou retiradas rápidas na loja, para satisfazer o desejo dos clientes e manter sua receita positiva.

Embora não seja o ideal, o delivery traz a tona uma sensação de aproximação de seu estabelecimento preferido, uma vez que a comida, as embalagens, a bebida ou a sobremesa podem remeter a lembranças do local físico, mesmo sem sair de casa.

iFood se torna referência em pedidos por delivery

Na liderança mesmo antes da quarentena, o iFood conquistou o primeiro lugar em número de pedidos e downloads durante os anos de 2016 e 2019. Porém, apenas no ano de 2019, o aplicativo registrou cerca de 1,2 milhões de pesquisas mensais na plataforma, o dobro do número alcançado em 2016.

Além disso, aplicativos de delivery de comida, como o Uber Eats, estão na disputa, com uma média de 246 mil pesquisas por mês, obtendo um crescimento de 2300% em relação aos últimos anos. O Rappi, que está em terceiro lugar, possui uma média de 183 mil  pesquisas nos buscadores hoje em dia, embora ofereça serviço de delivery para outros produtos, além de refeições como os mencionados anteriormente.

Estratégias para bombar seu delivery

Após observar os cases de sucesso do iFood, Uber Eats e Rappi, seu estabelecimento não pode continuar com a mesma estratégia, certo? A entrega por delivery é uma aposta que será utilizada por bastante tempo, devido aos novos tempos. Por isso, você deve otimizar seu serviço com algumas ações para garantir um ótimo atendimento aos seus clientes. Confira algumas dicas:

Separe uma linha telefônica apenas para pedidos de Delivery (WhatsApp é preferível)

Grande parte dos clientes de delivery preferem os restaurantes que possuem agilidade e facilidade em receber seus pedidos. Imagine se um cliente com fome está ligando para o seu restaurante e só dá ocupado? Com certeza, ele pedirá a refeição na concorrência se não tiver outras opções para fazer o pedido. Atendimento rápido e ágil sai na frente! 

Organize seu menu em aplicativos de entrega como iFood, Uber Eats, Rappi ou James

Ter o seu restaurante em apps de entrega oferece uma série de vantagens! Além da divulgação, os aplicativos oferecem um menu organizado para você expor seus produtos, um forte diferencial de delivery. Ainda assim, muitos consumidores preferem a garantia de pedir pelo aplicativo, pois passam a segurança de que seu restaurante é confiável e de que poderão acompanhar melhor a entrega.

Ofereça entrega grátis e rápida

“Quem tem fome tem pressa”, já dizia há tempos a sabedoria popular. Um diferencial para você se destacar da concorrência é oferecer entrega rápida. Acredite, existem muitos clientes que contam os minutos para o pedido chegar! A entrega grátis também pesa na decisão dos clientes que escolhem o restaurante pelo orçamento. Portanto, se o seu objetivo é captar mais clientes, a entrega grátis também é uma opção!

Monte combos ou promoções (principalmente aos fins de semana)

Os combos e promoções são excelentes motores de venda! Os combos ajudam o cliente na decisão de compra, pois passam a ideia de uma boa escolha. A promoção é mais um estímulo que vai motivar os clientes a optarem pelo seu restaurante, afinal, tem muita gente que não perde uma boa promoção!

Envie bilhetes personalizados agradecendo pela compra

Os bilhetinhos são excelentes formas de encantar e mostrar ao seu cliente como ele é especial. Principalmente quando se trata de comida, amor e carinho são fundamentais.

Mostre seu diferencial. Preocupe-se SEMPRE com o pós-venda!

O segredo de empresários de sucesso são clientes fiéis. Se tiver a oportunidade, sempre pergunte ao seu cliente o que ele achou do pedido, se tem alguma sugestão ou reclamação. Se alguém reclamou ou fez alguma sugestão, escute atentamente, agradeça e avalie o caso. Muitas vezes uma grande virada de chave pode estar na sugestão de um cliente.

Use suas redes sociais para divulgar seu restaurante

O Instagram é uma excelente ferramenta para você divulgar seu restaurante. A rede social de fotos é uma verdadeira aliada quando o assunto é despertar o desejo e a fome dos clientes. Por isso, invista em boas fotos e seja ativo! Poste diariamente seus pratos, promoções, novidades, depoimentos de clientes e formas de entrar em contato com você. Hoje, já existem diversas funcionalidades para restaurantes, como integração com os apps de delivery e botão para fazer o pedido na hora.

E a sua empresa, já está preparada para os novos modelos de negócio? Não fique para trás, ofereça opções e diferenciais aos seus clientes, durante e após a pandemia. Caso precise de ajuda, fale com a gente por aqui.

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