Como fazer uma live no Instagram
Nas últimas semanas, as lives tomaram conta do Instagram. Com grande parte de seus usuários conectada ativamente, a plataforma tem estado mais movimentada do que nunca!
Profissionais de diversas áreas tem aproveitado a oportunidade para sair da zona de conforto e experimentar estar ao vivo para seu público nas lives.
As lives tem potencial de aumentar o potencial orgânico das páginas e melhorar a interação com os seus seguidores.
Porém, para fazer uma live de qualidade é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como a qualidade do som, cenário e até mesmo a sua divulgação prévia, afinal, você quer que seu público esteja lá, correto?
E como “quem sabe faz ao vivo”, nós vamos te dar algumas dicas para você se sair bem nas lives e tirar o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta!
Antes de tudo… Onde está o recurso da live no Instagram?
- No app do Instagram, clique como se você fosse fazer um Story;
- O primeiro botão que aparece é o “normal”, certo? Vá deslizando para a esquerda, até encontrar o botão “Ao vivo”;
- Então, é só apertar e se preparar para entrar ao vivo para a sua audiência!
- Para finalizar a transmissão, clique em “Encerrar” no canto superior direito da tela;
- Para deixar a live gravada, selecione a opção “Compartilhar no IGTV”.
Uma questão importante: o tempo máximo de transmissão que o Instagram permite é 1 hora, depois disso, ela acaba automaticamente e não permite a gravação no IGTV. Portanto, fique atento!
Durante a transmissão, a sua tela exibirá os comentários dos usuários que estão te assistindo. Para deixar a live bem dinâmica e interativa, é legal interagir com o público. Respondendo às suas perguntas, citando pessoas que entraram, agradecendo elogios e por aí vai!
Vamos às dicas!
1. ROTEIRO – Planeje seu conteúdo
Ainda que você tenha costume de falar em público, é importante ter um roteiro com tópicos que serão abordados. Saber o que vai dizer ajuda a manter a audiência engajada e permite que você desenvolva suas ideias com mais confiança.
Mas não fique preso ao script, as redes sociais permitem um formato de transmissão mais leve e flexível. Como o próprio nome diz, a rede é social, então é legal que você sinta a resposta da sua audiência e interaja com ela.
2. ENSAIO – Treine o que vai dizer
Você pode fazer um vídeo no seu celular ensaiando os pontos que pretende abordar a live. O “ensaio” te ajuda a estruturar melhor as ideias e aprimorar o seu discurso.
3. CENÁRIO E SOM
Não é necessário uma super produção televisiva, mas existem alguns pontos que merecem atenção na hora da live. Um cenário e sons agradáveis mantém a atenção dos usuários, enquanto que probleminhas técnicos podem dispersar sua audiência.
– Wi-FI: Parece óbvio, mas garanta que o local de sua transmissão recebe um bom sinal de Wi-Fi! Isso vai evitar aqueles pequenas travas no vídeo, que acabam prejudicando o engajamento do público;
– Iluminação: É muito importante que o local da transmissão seja bem iluminado. Evite a luz muito branca e verifique se existem sombras no seu rosto, que podem distorcer seus traços!
– Sons e ruídos: O local da transmissão deve ser silencioso e calmo. Verifique se as janelas e portas estão fechadas e se não existe eco ou aquela sensação de som abafado. Se possível, realize a live longe destes locais, que normalmente são mais barulhentos;
– Se estiver sozinho, coloque o seu celular num suporte ou encontre um bom lugar para apoia-lo durante a transmissão!
Dica de ouro: Coloque os seus fones de ouvido na hora da transmissão! Os fones possuem microfone, que garantem um áudio infinitamente melhor!
4. INTERAÇÃO COM O PÚBLICO
O grande potencial das lives é a interação com o público, portanto, aproveite! Fique atento aos comentários e procure responde-los ao máximo. Cite o nome dos usuários sempre que possível, eles vão se sentir super prestigiados!
Os primeiros minutos podem não ter muitos visualizadores, mas não se preocupe, a tendência é que esse número vá aumentando durante a transmissão. É importante fomentar a interação do público também, faça perguntas e instigue sua audiência a interagir com você.
5. DIVULGUE SUA LIVE
Depois que você definiu o tema e o dia da sua live, é hora de divulga-la! Faça um post de feed e story para comunicar ao seu público sobre a transmissão. Você também pode divulgar esse material em outras redes sociais e atrair o público do seu LinkedIn, por exemplo, para o Instagram.
Avisando-os com antecedência eles podem se programar para assisti-lo e ainda compartilhar com sua rede próxima.
Lembre-se de divulgar também algumas horas antes, lembrando sua audiência que em breve você estará no ar!
6. COMPARTILHE SUA LIVE NO IGTV
Apesar da live ser ao vivo, você pode salvá-la no IGTV para que as pessoas que não conseguiram assisti-la tenham acesso a ela.
Para compartilhar a sua live no IGTV, assim que você encerrar a transmissão, selecione “Compartilhar no IGTV” e ela será salva automaticamente lá.
Outra opção é salvá-la no rolo da câmera e compartilhar algumas partes dela aos poucos, em formato de posts e stories. Para isso, é preciso que a opção salvar publicações no rolo da câmera esteja ativada.
Dica de ouro: Como a live só dura no máximo 1 hora, é preciso ficar atento à duração da live. Quando ela é encerrada automaticamente pelo Instagram, você não consegue gravar no rolo da câmera nem salvar no IGTV, ou seja, você perde todo o conteúdo! Fique atento ao tempo!
Esperamos que depois dessas dicas você esteja se sentindo mais seguro para fazer as suas lives! O mais importante é você estar seguro e aproveitar esse momento com seus seguidores!
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