Como fazer uma Live de sucesso no Instagram

Como fazer uma live no Instagram

Nas últimas semanas, as lives tomaram conta do Instagram. Com grande parte de seus usuários conectada ativamente, a plataforma tem estado mais movimentada do que nunca!

Profissionais de diversas áreas tem aproveitado a oportunidade para sair da zona de conforto e experimentar estar ao vivo para seu público nas lives.

As lives tem potencial de aumentar o potencial orgânico das páginas e melhorar a interação com os seus seguidores.

Porém, para fazer uma live de qualidade é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como a qualidade do som, cenário e até mesmo a sua divulgação prévia, afinal, você quer que seu público esteja lá, correto?

E como “quem sabe faz ao vivo”, nós vamos te dar algumas dicas para você se sair bem nas lives e tirar o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta!

 

Antes de tudo… Onde está o recurso da live no Instagram? 

 

  • No app do Instagram, clique como se você fosse fazer um Story;
  • O primeiro botão que aparece é o “normal”, certo? Vá deslizando para a esquerda, até encontrar o botão “Ao vivo”;
  • Então, é só apertar e se preparar para entrar ao vivo para a sua audiência!
  • Para finalizar a transmissão, clique em “Encerrar” no canto superior direito da tela;
  • Para deixar a live gravada, selecione a opção “Compartilhar no IGTV”.

Uma questão importante: o tempo máximo de transmissão que o Instagram permite é 1 hora, depois disso, ela acaba automaticamente e não permite a gravação no IGTV. Portanto, fique atento!

Durante a transmissão, a sua tela exibirá os comentários dos usuários que estão te assistindo. Para deixar a live bem dinâmica e interativa, é legal interagir com o público. Respondendo às suas perguntas, citando pessoas que entraram, agradecendo elogios e por aí vai!

 

Vamos às dicas!

 

1. ROTEIRO – Planeje seu conteúdo

Ainda que você tenha costume de falar em público, é importante ter um roteiro com tópicos que serão abordados. Saber o que vai dizer ajuda a manter a audiência engajada e permite que você desenvolva suas ideias com mais confiança.

Mas não fique preso ao script, as redes sociais permitem um formato de transmissão mais leve e flexível. Como o próprio nome diz, a rede é social, então é legal que você sinta a resposta da sua audiência e interaja com ela.

 

2. ENSAIO – Treine o que vai dizer

Você pode fazer um vídeo no seu celular ensaiando os pontos que pretende abordar a live. O “ensaio” te ajuda a estruturar melhor as ideias e aprimorar o seu discurso.

 

3. CENÁRIO E SOM

Não é necessário uma super produção televisiva, mas existem alguns pontos que merecem atenção na hora da live. Um cenário e sons agradáveis mantém a atenção dos usuários, enquanto que probleminhas técnicos podem dispersar sua audiência.

– Wi-FI: Parece óbvio, mas garanta que o local de sua transmissão recebe um bom sinal de Wi-Fi! Isso vai evitar aqueles pequenas travas no vídeo, que acabam prejudicando o engajamento do público;

– Iluminação: É muito importante que o local da transmissão seja bem iluminado. Evite a luz muito branca e verifique se existem sombras no seu rosto, que podem distorcer seus traços!

– Sons e ruídos: O local da transmissão deve ser silencioso e calmo. Verifique se as janelas e portas estão fechadas e se não existe eco ou aquela sensação de som abafado. Se possível, realize a live longe destes locais, que normalmente são mais barulhentos;

– Se estiver sozinho, coloque o seu celular num suporte ou encontre um bom lugar para apoia-lo durante a transmissão!

Dica de ouro: Coloque os seus fones de ouvido na hora da transmissão! Os fones possuem microfone, que garantem um áudio infinitamente melhor!

 

4. INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

O grande potencial das lives é a interação com o público, portanto, aproveite! Fique atento aos comentários e procure responde-los ao máximo. Cite o nome dos usuários sempre que possível, eles vão se sentir super prestigiados!

Os primeiros minutos podem não ter muitos visualizadores, mas não se preocupe, a tendência é que esse número vá aumentando durante a transmissão. É importante fomentar a interação do público também, faça perguntas e instigue sua audiência a interagir com você.

 

5. DIVULGUE SUA LIVE

Depois que você definiu o tema e o dia da sua live, é hora de divulga-la! Faça um post de feed e story para comunicar ao seu público sobre a transmissão. Você também pode divulgar esse material em outras redes sociais e atrair o público do seu LinkedIn, por exemplo, para o Instagram.

Avisando-os com antecedência eles podem se programar para assisti-lo e ainda compartilhar com sua rede próxima.

Lembre-se de divulgar também algumas horas antes, lembrando sua audiência que em breve você estará no ar!

como fazer uma live no instagram
Exemplo de post para divulgação de live

6. COMPARTILHE SUA LIVE NO IGTV

Apesar da live ser ao vivo, você pode salvá-la no IGTV para que as pessoas que não conseguiram assisti-la tenham acesso a ela.

Para compartilhar a sua live no IGTV, assim que você encerrar a transmissão, selecione “Compartilhar no IGTV” e ela será salva automaticamente lá.

Outra opção é salvá-la no rolo da câmera e compartilhar algumas partes dela aos poucos, em formato de posts e stories. Para isso, é preciso que a opção salvar publicações no rolo da câmera esteja ativada.

Dica de ouro: Como a live só dura no máximo 1 hora, é preciso ficar atento à duração da live. Quando ela é encerrada automaticamente pelo Instagram, você não consegue gravar no rolo da câmera nem salvar no IGTV, ou seja, você perde todo o conteúdo! Fique atento ao tempo!

 

Esperamos que depois dessas dicas você esteja se sentindo mais seguro para fazer as suas lives! O mais importante é você estar seguro e aproveitar esse momento com seus seguidores!

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais dicas sobre marketing digital? Acesse nosso blog!

Compartilhe com um amigo que esteja precisando dessas dicas! E precisando de uma mãozinha para alcançar melhores resultados no seu negócio, é só falar com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Preencha os campos abaixo para receber uma proposta personalizada