Google Meu Negócio: por que devo usar a plataforma?

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Que atire a pedra quem nunca pesquisou por um serviço pela internet antes de contratá-lo! Sabemos que estar online é, atualmente, um álibi relevante para a credibilidade de pessoas, marcas e empresas. Se você já embarcou em aplicativos como Instagram, Whatsapp e Facebook, é possível que pense que não necessita dar passos a mais. Não é incomum nos chegarem perguntas, como “por que eu deveria usar o Google Meu Negócio?” – mas nós garantimos, o que não faltam são ótimos motivos! Quer descobrir quais são eles? Acompanhe o nosso fio!

 

Primeiramente, o que é e como funciona o Google Meu Negócio?

Se você não conhece o Google Meu Negócio a fundo, nós explicamos a você! O Google Meu Negócio é um recurso criado pelo próprio Google para o cadastro gratuito de empresas. Ele é o responsável pelo aparecimento dos serviços não só entre as buscas, como nos mapas de seu aplicativo. Lembra as vezes em que você precisou descobrir um bom restaurante nas imediações de um lugar desconhecido? Temos certeza que o sucesso da sua pesquisa está associado a ele. O Google Meu Negócio tem a missão de indicar nomes, distâncias, horários e, claro, referências! Isso porque a plataforma registra as opiniões deixadas pelos clientes e as exibe em modo público.

Ao proprietário do espaço, o site oferece métricas valiosas, que permitem entender o que interessa a quem procura por seu negócio. Através delas, você conseguirá, portanto, solucionar questões e ter maior controle de seu alcance. Quer desvendar quantas das pessoas que acessaram o seu “perfil” solicitaram rotas até a sua empresa ou telefonaram para você? Basta explorar a sua conta!

 

Como usar a ferramenta?

Para divulgar a sua marca e acompanhar as avaliações e as dúvidas relativas a ela, inscreva-se no site a partir de um e-mail Gmail. A inscrição exigirá de você algumas informações sobre o seu negócio, como localização física, caso exista uma, e horários de funcionamento. Além disso, números para contato, imagens e ofertas também podem ser divulgados. Como uma rede social comum, é recomendado que o Google Meu Negócio seja atualizado com frequência. Ou seja, mantenha-se ativo e interagindo para assegurar sua presença!

E se você está curioso com a organização dos destaques, anote essa dica de ouro! O que determinará as páginas mais ou menos visíveis quando procuradas em suas categorias é a combinação de três fatores: a relevância, a distância e a proeminência. Por relevância, o algoritmo chama o match entre a ficha online do local, os termos inseridos no buscador e o histórico de busca do usuário. A distância se refere à proximidade geográfica entre o usuário e o estabelecimento. Já a proeminência prioriza as empresas com maior popularidade e melhor reputação entre as suas avaliações. Estar em evidência envolverá, sim, uma pitada de sorte, mas a boa gestão do seu negócio é ainda essencial!

 

Afinal, por que o Google Meu Negócio merece atenção?

O Google Meu Negócio merece atenção por ser uma forma efetiva de posicionar-se. Com o suporte dele, seus clientes terão a oportunidade de ligar para você ou deixar feedbacks com maior velocidade. E bem, sabemos que a intimidade com o público é de grande ajuda para a expansão de uma empresa, certo? Estar acessível para as trocas é vital para a construção de um bom relacionamento com os clientes e elemento chave para a consolidação de sua imagem.

Imagine, por exemplo, que você é destratado pelo funcionário de uma loja. Se você procurasse por essa marca nas redes e nada encontrasse como canal para a sua avaliação, é muito provável que sua visão da loja permanecesse terrível. Agora, imagine que você encontrou a página da loja e pode expressar sua insatisfação, ser atendida e reparada. De fato, sua percepção seria já outra, não? Isso revela, sobretudo, a razão de ser o Google Meu Negócio tão importante!

 

E por fim, quais resultados práticos posso esperar do site?

A presença sólida no mundo digital é um instrumento para o crescimento real do seu negócio. Estima-se que empresas cadastradas na plataforma tenham seus sites visitados cerca de 35% a mais que as empresas não cadastradas. Quando o assunto são as solicitações de rotas de GPS, a estatística aumenta, alcançando impressionantes 42%.

Pesquisas realizadas pelo Google apontam que empresas que respondem aos seus consumidores são consideradas 1,7x mais confiáveis. Assim, o Google Meu Negócio pode funcionar como a extensão de seus ouvidos e um meio para compreender suas falhas e acertos, enquanto profissional. O segredo do jogo é que, com as interações mais diretas, as demandas se tornarão igualmente claras e o caminho, mais fácil de traçar!

 

Estamos conscientes que gerenciar mais um canal pode ser, no entanto, desafiador. Acredita que precisará de apoio para o pontapé inicial? Então entre em contato com a gente! E para mais dicas e conteúdos incríveis sobre o mundo digital, confira nosso blog.

 

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