As redes sociais ocupam um papel de destaque no planejamento de marketing digital. Elas podem oferecer resultados diversos e bastante satisfatórios, e não tem razão alguma para que você abra mão de ferramentas tão poderosas assim. Mas você pode se perguntar que tipos de redes sociais deve utilizar e de que forma elas podem ser interessantes para o seu objetivo. Fizemos um resumo com as principais alternativas geralmente utilizadas.
Vamos conhecê-las?
O Facebook é a primeira rede social que vem a nossa mente, e certamente é uma das mais completas em termos de funcionalidades. Através da sua fan page você pode compartilhar conteúdo relevante em forma de dicas de saúde, informações interessantes e também respondendo dúvidas. Vídeos, fotos e transmissões ao vivo podem ser feitos e são uma excelente estratégia. Através do Facebook você pode responder mensagens diretas dos seus pacientes, receber depoimentos públicos sobre o seu atendimento, além de criar campanhas de divulgação através do Facebook Business de forma bastante precisa e direcionada.
O Instagram é uma excelente ferramenta também para médicos. Aqui a chave é investir em imagens com boa resolução e conteúdos que possam atrair cada vez mais seguidores que se interessem sobre os temas da sua especialidade. A rede social possui alguns recursos bastante interessantes, como o Instagram Histories, que permite que você grave pequenos vídeos instantâneos, que podem mostrar o dia a dia do seu atendimento, por exemplo. Vídeos ao vivo também são uma ótima pedida, pois têm destaque na rede social. Além disso, durante as transmissões seus seguidores podem enviar perguntas e comentários em tempo real, o que pode ser bastante interessante.
O Linkedin funciona como uma estratégia de marketing com outro viés. Ele é uma rede social com objetivo profissional, ou seja, você pode se conectar tanto com seus pacientes quanto com colegas de profissão. Nele você pode investir em conteúdo mais denso e profissional. É um excelente lugar para fazer Networking e promover sua marca pessoal. Artigos publicados em periódicos médicos ou em congressos também são muito bem vindos. Construa a sua rede e se consolide como referência em sua área.
Poderíamos falar sobre as infinitas possibilidades disponíveis nas redes sociais por horas. No entanto, o melhor é avaliar bem o seu perfil, seus objetivos e as possibilidades de investimento que se encaixam melhor para a sua realidade. Uma equipe capacitada e com criatividade e experiência pode ajudar no processo.
A Prana para Doutores possui um serviço específico voltado exclusivamente para marketing médico.