Quanto tempo você gasta utilizando o Instagram?
Se você não respondeu muito, saiba que você é uma exceção. Atualmente essa rede social é uma das que mais crescem e a que apresenta maior relevância para diversos públicos no Brasil. Falando em negócios, estar online não é apenas lazer, mas também uma boa possibilidade de expandir seu público. E hoje vamos dar uma direcionada com um recorte específico: Instagram para médicos e clínicas! Vamos ver de forma direta como esse aplicativo pode ser útil para captar mais pacientes e se relacionar com seu público.
Conheça o seu público
Um erro muito comum é achar que redes sociais possuem apenas um tipo de abordagem. No primeiro momento muito pensam em postagens engraçadas, memes, linguagem descontraída e por aí vai. Isso é excelente… para alguns perfis, é claro. Provavelmente num Instagram médico talvez essa não seja a pegada mais adequada.
Para não errar o público e acertar na comunicação você deve entender com quem você fala e como você pode se conectar com essas pessoas. Uma das ferramentas utilizadas por profissionais de marketing digital para acertar no alvo o público é a construção de personas.
Essas personas nada mais são do que perfis fictícios que personificam o público do seu negócio. Sendo assim, você consegue ver com mais clareza e desenhar quais são as rotinas, os anseios, o poder aquisitivo, como pensam e o que gostam aqueles que você quer atingir. Não é um processo que oferece exatidão, mas ajuda muito a se aproximar do seu objetivo. Acredite!
Planeje o seu conteúdo
Agora que você já conhece o seu público, é hora de preparar os seus conteúdos. Aqui você deve utilizar as técnicas de marketing de conteúdo mais básicas.
Não fale o tempo todo em marcar consultas ou exames, mas mostre para seu possível paciente informações que ele pode achar interessantes. Um bom conteúdo estreita relações, aumenta a sua relevância, sua posição como autoridade no assunto e facilita muito a procura espontânea pelos seus serviços.
Lembre-se que o melhor das redes sociais é que um bom trabalho ganha divulgação sem nem mesmo precisar pedir. Seja interessante e relevante que os seus próprios seguidores vão te ajudar.
Explore os diferentes formatos e funcionalidades
Todos os dias surgem novas funcionalidade no Instagram. Imagens estáticas acompanhadas de textos são apenas uma das inúmeras possibilidade que você tem a sua disposição. Você pode fazer vídeos ao vivo tirando dúvidas sobre prevenção de doenças e tratamentos, produzir conteúdos mais longos para serem postados no IGTV, fazer enquetes, usar os stories com a função pergunta e muito mais.
Construa uma bola relação com o seu público
Você teve um grande trabalho que envolveu pesquisa, redação, design, planejamento e diversas etapas que amarradas deram vida ao seu Instagram. Justamente nesse momento você não pode dar bobeira! Um conteúdo bem feito vai gerar comentários, marcações, perguntas, dúvidas e muito mais.
É nessa hora que você deve demonstrar todo o seus profissionalismo e atenção. Respostas personalizadas, bem embasadas e atenciosas são o gran finale para que um seguidor se converta em paciente.
Instagram para médicos: Invista em Automações
O que você faz quando alguém segue você no Instagram? Óbvio que você não resiste e dá uma olhadinha, correto? Ou seja, seguir pessoas pode ser uma isca para que seu perfil seja mais visto e notado. É claro que isso deve ser feito de forma inteligente. Afinal, não estamos apenas atrás de números, mas sim de pessoas que realmente se interessem no que você tem a dizer e oferecer.
Para isso existe a segmentação. Você pode seguir perfis que curtam perfis semelhantes (ou até dos seus concorrentes diretos), que postem conteúdos com hashtags relacionadas com o que você oferece ou até mesmo seguir pessoas baseado em um local, como por exemplo o bairro ou cidade em que fica o seu consultório. Interessante não é?
Mas claro, fazer isso de forma manual é complicado, trabalhoso, demanda tempo e muita dor de cabeça. Para cumprir essa tarefa existem programas de automação bastante interessantes que podem fazer esse serviço 24 horas por dia para você da forma que você selecionar. Um sonho, não é? Acredite, fazendo isso você pode aumentar bastante a sua visibilidade e alavancar o seu número de seguidores reais.
Se você pesquisar achará ótimos exemplos de como o Instagram podem ser maravilhoso para médicos, clínicas e hospitais. Temos certeza que quanto mais você pesquisar, mais terá certeza de que vale a penas investir não só no Instagram, mas em outras redes sociais.
E aí, gostou do conteúdo? Podemos fazer um diagnóstico digital para ver como está a sua marca!