Como usar o WhatsApp Business na sua clínica

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Você até já escutou falar, mas não sabe ainda como usar o WhatsApp Business na sua clínica? O contato por WhatsApp tem crescido vertiginosamente nos últimos anos. 9 entre 10 empresas utilizam o recurso como forma de comunicação com seus clientes e prospects e o recurso pode ajudar e muito no atendimento ao cliente.

Para saber como usar o WhatsApp business na sua clínica com efetividade o Principalmente em tempos de pandemia, a necessidade de novas ferramentas para marcação de consultas cresceu vertiginosamente. Usar o WhatsApp Business pode ser uma mão na roda para a sua secretária ou até para você mesmo organizar sua marcação de pacientes.

Além disso, muitos pacientes preferem o WhatsApp ao telefone na hora de realizar o agendamento e tirar dúvidas.

Incrivelmente, muita gente ainda não conhece a versão da ferramenta voltada para negócios, que tem como objetivo otimizar e organizar os contatos através do app.

Mas afinal, como usar o WhatsApp Business na minha clínica?

1 – Crie seu Perfil

O primeiro passo é criar um perfil para a sua clínica. Você precisará de um chip com número exclusivo para usar o WhatsApp Business. Próximo passo é baixar o aplicativo do WhatsApp Business no seu celular e cadastrar o perfil da sua Clínica.

Clique aqui para baixar o app do WhatsApp Business

 

2 – Personalize seu Perfil

Agora você pode personalizar o perfil da sua clínica. No WhatsApp Business você pode dar informações úteis para o paciente, como o endereço, site oficial, especialidades, exames, horários de funcionamento e outros meios de comunicação disponíveis. Assim como uma bio no Instagram, esse será o resumo da ópera para quem se deparar pela primeira vez com você.

 

3 – Crie mensagens automatizadas

Outra grande funcionalidade dessa ferramenta é que você pode programar mensagens automáticas, o que facilita bastante a comunicação com os pacientes.

Elas servem, por exemplo, para dar boas-vindas após uma primeira mensagem, avisar que no momento vocês não estão online e muitas outras variações dependendo da sua necessidade.

Diferente do contato pelo telefone, que é restrito aos horários de funcionamento da clínica, pelo WhatsApp, o paciente consegue deixar a mensagem com o interesse em agendar uma consulta ou exame. Desta forma, assim que você ou sua secretária estiverem online, podem responder e agendar, evitando que o paciente desista do agendamento porque não conseguiu contato.

4 – Separe as mensagens por Etiquetas

Sabe aquelas etiquetas organizadoras dos e-mails? Agora você pode fazer isso no WhatsApp Business. Com ele você pode criar pastas como: novos pacientes, envio de laudo, confirmação de consulta, entre muitas outras que vocês tiverem necessidade. Isso deixa os contatos mais organizados e permite que você não se perca em meio a mil conversas.

5 – Utilize o WhatsApp Web

Outra funcionalidade do WhatsApp que muita gente também não conhece é o WhatsApp Web, a versão do aplicativo utilizada no computador. Essa versão pode ser mais fácil de utilizar pela sua equipe de marcação, que pode acompanhar tudo da tela do computador, junto com as demais tarefas do dia.

Para utilizar o WhatsApp Web é bem simples, basta acessar a ferramenta no navegador pelo link https://web.whatsapp.com/ e colocar o QR Code do app do seu celular na tela e pronto!

6 – Aprenda a usar o WhatsApp Business para Métricas

Quem trabalha com marketing digital adora essa palavra. Isso porque mensurar e medir resultados é super importante, e com as métricas do aplicativo você poderá identificar como suas estratégias estão caminhando. Você pode obter dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

7 – Novidade: Faça pagamentos pelo app

Recentemente o WhatsApp anunciou que a ferramenta também permitirá que as contas recebam pagamentos por seus produtos e serviços. A função deve estar ativa nas próximas semanas e poderá ser uma mão na roda na cobrança por consultas de Telemedicina. A função terá o nome de Facebook Pay e a transferência será gratuita para os usuários. Os comerciantes pagarão uma taxa de 3,99% por transação, o que pode ser vantajoso se comparado com outros métodos de pagamento online.

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