Sua marca é forte? Você consegue fidelizar seus pacientes?
Antes de explicar a importância do branding no marketing médico é preciso ter em mente uma premissa: As marcas de valor realmente geram valor aos seus pacientes. Sendo assim, pode até parecer redundante, mas muitas marcas não se atentam ao básico, a experiência do paciente.
Com a concorrência acirrada e a baixa remuneração dos convênios, é preciso traçar uma estratégia de comunicação para comunicar e convencer o seu paciente de sua superioridade em relação aos concorrentes.
Por que ele deve preferir se consultar com você e não com a outra indicação do aplicativo do plano?
Por que ele prefere pagar pela sua consulta particular ao invés de utilizar o plano de saúde?
A resposta é muito simples: O PACIENTE DEVE PERCEBER VALOR! É aí que entra o branding!
Através de uma estratégia bem traçada de branding no marketing médico, fundamentada em seus objetivos de marketing e aliada à sua operação, é possível construir uma marca forte, que realmente funcione como um diferencial competitivo.
Ou seja, a estratégia de comunicação precisa estar completamente alinhada com a qualidade da prestação do serviço. Portanto, no marketing médico, a cereja do bolo na construção da sua marca e sua percepção de valor está no seu relacionamento com seus pacientes.
Onde a comunicação entra no branding do marketing médico?
O relacionamento começa desde o primeiro momento, onde ele teve contato com a sua marca nas redes sociais, no Google ou até mesmo através de mídias offline. As cores escolhidas, a tipografia, as fotos, o seu slogan… Cada elemento vai passar uma mensagem que vai atrair o seu público-alvo. Esta foi sua primeira percepção de valor, o que o levou a confiar em sua marca e procura-la.
As ferramentas de comunicação para construção de uma marca são bastante extensas e podemos citar algumas:
– Construção de uma identidade visual leve e confiável, que transmita seriedade e acolhimento;
– Perfis ativos nas redes sociais, produzindo conteúdo rico e respondendo às perguntas e dúvidas dos usuários – isso fortalece a autoridade da marca em sua especialidade;
– Comunicação transparente com os pacientes – A marca precisa responder às avaliações no Google Meu Negócio e outras plataformas de comunicação;
– Campanhas offline em busdoor, mídia externa, outdoor, dentre outros;
– Utilização da imagem dos médicos como divulgadores da marca.
A hora da verdade
A comunicação tem a missão de informar ao seu público os seus principais diferenciais e trazer o paciente até você. Desta forma, quando o paciente é impactado, ele vem cheio de expectativas, esperando receber o atendimento premium que foi percebido através de sua comunicação.
Esse é provavelmente o ponto mais importante da construção de uma marca: O paciente precisa ter a experiência que esperava, a mesma que foi prometida. Por exemplo: O seu site exibe belas fotos das suas instalações, mas quando o paciente chega o ar-condicionado está quebrado, a sala de espera está lotada e a recepcionista foi impaciente com ele. Por isso, ele não consegue perceber o valor, sai irritado, decepcionado e provavelmente não vai voltar.
E o que dizemos de expectativas não atendidas? Frustração!
O ser humano é emocional, sensorial… Consequentemente, ele precisa se sentir prestigiado, seguro, bem atendido, para ter uma experiência positiva com sua marca. Se isso não acontecer, os seus esforços em trazer este paciente terão sido em vão. Portanto, será um desperdício de verba, pois uma vez que ele tem uma impressão negativa, é difícil contornar a situação.
Mas e agora?
Concluindo, a construção de uma marca com diferencial competitivo é um esforço conjunto entre a sua equipe de comunicação e a sua operação. Logo, quando o paciente chega até você porque percebeu valor em sua comunicação e é surpreendido com um bom atendimento, você possui grandes chances de fidelizar este paciente e mais, contar com mais um promotor para a sua marca.
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