Embora tenha sido aprovada pelo Conselho Federal de Medicina recentemente no Brasil, a teleconsulta já era utilizada em outros países. Sabemos que, por vir acompanhada da necessidade de isolamento social em meio à pandemia, existem alguns receios ao realizar telemedicina. Mas, para que sua agenda não seja prejudicada e você continue atendendo durante a quarentena, vamos explicar como fazer uma teleconsulta de forma simples e prática.
Antes de tudo, queremos deixar claro que existe, sim, uma boa demanda de pacientes online. Sejam aqueles que já eram acompanhados por você, ou novos, que sentiram a necessidade de uma teleconsulta e o escolheram como referência. A seguir, você encontrará as principais informações para recuperar o tempo de consultas perdido, apostando na telemedicina a partir de agora.
Formas de pagamento
A dúvida de muitos brasileiros quanto a teleconsulta se concentra nas formas de pagamento aceitas nessa funcionalidade. Entretanto, os métodos de pagamento disponíveis irão variar de acordo com o hospital, clínica ou profissional. Assim, é possível oferecer as opções de transferência/depósito bancário, pagamento por cartão de crédito e débito ou convênio antes da consulta.
No caso do plano de saúde, é importante que ambos verifiquem a disponibilidade de pagamento para a teleconsulta, visto que alguns convênios ainda não estão aceitando cobrir consultas online, apesar de dificultar as medidas de isolamento social, provocando o deslocamento de pacientes nesse período.
Plataformas utilizadas para teleconsulta
Uma teleconsulta não precisa se tornar nenhum bicho de sete cabeças, já que ela pode ser realizada por simples plataformas, como chamadas de vídeo por WhatsApp, desde que esteja em acordo entre o paciente e o médico. Além disso, também é possível realizar a teleconsulta por meio de plataformas próprias de telemedicina ou Skype, Zoom e outras ferramentas de vídeo online.
Sendo assim, caso ocorra algum problema com questões de áudio e vídeo, uma nova solução será oferecida pelo médico, em outra plataforma, visando a qualidade da consulta.
É possível prescrever medicamentos e solicitar exames?
Apesar de não ser possível avaliar o quadro do paciente pessoalmente, pode-se prescrever medicamentos e solicitar exames. Isso significa que o paciente apresentará todas as suas queixas para o médico, incluindo os principais sintomas que ajudarão no diagnóstico à distância.
Com isso, o médico poderá enviar as orientações necessárias para o tratamento, bem como realizar o acompanhamento médico, prescrevendo a medicação adequada e avaliando a situação do paciente.
Como agir na hora da teleconsulta?
Bem como em uma consulta presencial, em uma teleconsulta é preciso passar credibilidade ao paciente. Portanto, fatores como vestimenta, local de atendimento (ainda que visto por uma webcam), sons e ruídos e outras interrupções serão julgados para a possibilidade de retorno ou recomendação de seu trabalho. Para oferecer um melhor atendimento, a teleconsulta deve ser realizada cordialmente, atentando-se, principalmente, aos seguintes itens:
- Vestimenta: vista-se como se estivesse saindo para um dia de trabalho normal, indo ao consultório, clínica ou hospital. Com roupas adequadas e jaleco, passando credibilidade ao paciente;
- Local de atendimento: caso não possua um escritório ou área apropriada, procure um cômodo da casa onde se sinta confortável e não corra o risco de ser interrompido por pessoas ou sons externos;
- Atenção total ao paciente: parece óbvio, mas principalmente durante uma teleconsulta, o paciente precisa se sentir confortável e ouvido, de modo que o diagnóstico seja assertivo, mesmo sem o exame presencial;
- Evite comer ou beber: durante a consulta, sua concentração deve estar 100% direta ao paciente, por isso, o consumo de alimentos ou bebidas durante o horário de consultas é inapropriado;
- Preste um ótimo atendimento: durante a teleconsulta, anote as principais queixas, sintomas e faça sua análise de forma atenciosa, a fim de iniciar o tratamento o quanto antes, ou até mesmo solucionar o problema de forma rápida.
Como divulgar essa novidade para os seus pacientes?
Para manter sua agenda cheia, mesmo durante a quarentena, é preciso que os seus pacientes saibam da novidade. Portanto, não deixe de enviar um aviso para sua base de contatos. É muito importante tirar todas as suas dúvidas, além de publicar orientações em suas redes sociais.
Estabelecer um canal de comunicação entre todos, principalmente neste período de incertezas, é fundamental para poder oferecer um melhor atendimento e amparo. Assim, também será possível que o seu trabalho seja recomendado a familiares e amigos que poderão se tornar seus novos pacientes.
Ainda está com alguma dúvida sobre a telemedicina ou como se tornar referência em sua especialidade? Fale com a Prana e realize seu diagnóstico digital com a gente ou acesse o nosso site.