Na relação médico-paciente uma coisa é certa: todos buscam um especialista de confiança! Tipo aquele obstetra que está na família há anos e já fez o parto de três gerações. Sabemos que nada substitui o contato no consultório e não existe fórmula mágica para fidelizar os pacientes. Afinal, cada caso é diferente. Entretanto, existem técnicas para você melhorar o seu relacionamento com eles.
Vamos do início: Na hora de procurar um especialista, o paciente vai querer um profissional que seja referência naquela área. Alguém antenado com as últimas novidades e altamente competente, afinal, estamos falando de saúde! Você sabe o quão capacitado você é, afinal, foram anos de estudo, doutorado, especializações, atualizações e muito investimento, certo?
Agora, o X da questão: Seu paciente sabe de suas qualificações?
Na hora da consulta, vocês batem um papo e conversam sobre o caso dele. Mas você sabe muito mais do que isso e não tem como dar uma palestra para cada paciente que você atende. Imagine só! Desta forma, a pergunta que você deve estar se fazendo é:
Se comunicar para fidelizar os pacientes
As mídias sociais são um excelente veículo para você interagir com seus pacientes! Através delas você pode falar de cases do dia-a-dia do consultório, esclarecer dúvidas comuns, falar sobre sua participação em congressos e palestras, dar dicas de saúde, divulgar aquele equipamento de última geração que você adquiriu e muito mais! Uma infinidade de temas relacionados à sua especialidade é de interesse de muitos internautas que recorrem à web quando procuram informação sobre esse assunto. Sua atuação como referência nesta área vai colaborar para a construção de sua imagem de confiança na web. Portanto, quando estiverem em busca de um médico você será lembrado. Faz sentido?
A estratégia das mídias sociais funciona não só para os pacientes que já te conhecem, como também para futuros pacientes, que vão chegar por já consumirem um conteúdo de qualidade publicado por você. Mais uma vez, você será lembrado como referência em sua especialidade.
Outra estratégia bastante eficaz é o email marketing.
Todos os pacientes que vão ao seu consultório provavelmente devem preencher um cadastro. Desta forma, você já tem um robusto banco de contatos para trabalhar. Você pode enviar para eles um email de agradecimento após a consulta, divulgar um novo tratamento que está oferecendo, dicas de saúde e muito mais. Hoje em dia existem ferramentas que permitem a segmentação destes contatos de acordo um perfil específico. Por exemplo, se você é um endocrinologista e atende um paciente diabético, pode enviar para ele um conteúdo específico do seu interesse, como receitas sem açúcar. Outra grande vantagem desta estratégia é que além de seu paciente estar sempre lembrando de você, ele pode encaminhar um conteúdo interessante para algum amigo e ajudar a divulgar seu nome.
Sabe aquele obstetra que citamos no início do artigo? Com certeza deve saber a data do aniversário de todos seus pacientes! Você também pode “lembrar” de todo mundo com a ajuda do marketing digital. Algumas plataformas fazem esse papel, enviando um email para os aniversariantes do mês parabenizando-os e desejando muita saúde no novo ciclo. Simpático e cordial!
Indo um pouco mais além, já pensou em ter um aplicativo? Hoje em dia, até o token do plano de saúde é online, portanto, tenha certeza de que seu paciente já está bastante adaptado ao digital. Se você é uma nutricionista, poderá fazer o upload do plano alimentar dos seus pacientes, incluir receitas e fazer o acompanhamento dos resultados de forma fácil e interativa.
Viu como algumas pequenas ações podem fazer a diferença e fidelizar o paciente?
Se você não tem tempo de se dedicar ao marketing digital, nós podemos te ajudar! O importante é começar!