A formação em medicina exige anos de estudo e dedicação para que finalmente seja possível exercer a profissão. Mas tendo o sonho do diploma conquistado, aí chegam outros desafios. Atrair mais pacientes ou até mesmo expandir o alcance é algo que definitivamente não se aprende durante a graduação. Mas convenhamos, divulgar o seu trabalho é essencial. O marketing médico pode te ajudar muito nessa tarefa! Por isso, hoje reservamos um tempo para falar um pouco sobre isso com você.
Não importa quantos cursos e especializações você tenha, o quanto o seu consultório seja bem equipado e localizado, ou o quanto você seja um ótimo profissional. Nada disso fará você ter mais pacientes do que atende sem a correta divulgação. Você precisa ser visto, ser lembrado, e mais do que isso, construir uma relação constante de troca com aqueles que você quer atender.
Conheça o seu público
Ao longo de anos prestando atendimento você certamente já tem uma noção de qual o perfil das pessoas que procuraram o seu trabalho. Faça uma análise retomando as características dessas pessoas. Tente chegar a um consenso em itens como: faixa de renda, hábitos, meios de comunicação mais utilizados, constituição da família, valores e por aí vai. Se questione quais são os seus anseios, suas dúvidas, a forma como gostariam de ser tratadas. Tudo isso vai ajudar a entender com quem você está falando e deixar mais claro quais são os caminhos que você deve seguir.
Para ter mais pacientes, escolha as melhores ferramentas
Refletindo sobre o item anterior, devemos estar atentos em que lugares devemos investir mais ou menos. São infinitas as possibilidades de como se fazer marketing online e offline: redes sociais, site, e-mail marketing, folders, outdoors, SEO, Google Adwords, blogs e muito mais. De acordo com o seu público e seus objetivos você poderá ser mais assertivo nas suas opções, investindo em algo que realmente vai impactar aqueles que você quer.
As pessoas que estão no facebook são diferentes das que estão no Instagram, que por sua vez provavelmente são diferentes daqueles que são impactados por uma campanha offline. Pesquisa, planejamento e ações personalizadas vão garantir que você alcance mais pacientes e tenha êxito no que quer que você se proponha a fazer
Invista em marketing digital para atrair mais pacientes
O marketing digital ainda é uma novidade para muitas pessoas. A verdade é que ele oferece muitas vantagens e funcionalidades que o marketing tradicional não oferece. Por exemplo, se você distribui folders ou instala um outdoor na rua você não tem controle de quem consumirá aquela ação, é impossível fazer um filtro detalhado. Já no ambiente online você pode segmentar seus anúncios de forma muito precisa. As pessoas impactadas terão exatamente o perfil que você quer.
Ou seja, você deixa de gastar dinheiro com pessoas que não estão interessadas no que você oferece. Além disso, você aumenta muito mais as chances de converter esse contato em uma marcação de consulta ou exame. Imagina ser um pediatra e fazer um anúncio que só aparecerá para mães de crianças em idade escolar que moram próximas ao seu consultório? Esse grau de segmentação é excelente e possível!
Mensure resultados
Toda campanha de marketing é um processo de tentativa e erro. É preciso testar diferentes tipos de estratégias e abordagens para que se chegue no melhor resultado em uma balança de investimento e retorno. Para isso é essencial acompanhar o resultado de cada passo daquilo que você decidiu fazer. No caso do marketing digital, deve-se acompanhar com atenção os relatórios e as métricas geradas, para que eles guiem os passos seguintes. Temos certeza que esse acompanhamento fará com que você se aproxime dos resultados esperados.
Fique atento aos limites éticos
No primeiro momento pode parecer que o marketing médico é como qualquer outro marketing, mas isso é totalmente errado. Existem limites muito bem estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina que devem ser respeitados sob risco de ônus para o médico. Dar diagnósticos online, alarmar a população, opinar sobre o que alguém pode ter sem fazer um exame pessoalmente, fazer promoções e muito mais são práticas vedadas para os médicos.
Mas calma, existem diversas maneiras de se realizar um bom trabalho de divulgação sem correr riscos. E ainda assim, gerar excelente resultados. Tanto isso é verdade que cada vez mais médicos estão investindo em marketing e tendo retornos ótimos.
Está convencido em investir em marketing médico? Então você tomou a decisão certa. Estude, pesquise e coloque a mão na massa. Hora de atrair mais pacientes! E claro, se precisar de ajuda, faça um diagnóstico digital do que você necessita clicando aqui. Rápido, prático e sem nenhum custo!
Ainda tem dúvidas de como o trabalho acontece e acima de tudo como uma agência pode ser útil para o seu negócio? Ou se divulgar seus conteúdos nas redes sociais é a melhor forma de vender? Confira mais um de nossos textos e aproveite para deixar seu comentário.
Caso precise de ajuda e deseje conhecer estratégias para ter mais pacientes, nossa equipe está sempre online para te responder! Clique aqui e Fale conosco!