Médico e Empresário: entenda seus desafios

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Depois de anos de muito estudo e residência, você é um doutor e está pronto para trabalhar! E qual o seu plano? Trabalhar em hospital, abrir um consultório, investir numa clínica? Se você optou pelas duas últimas opções, já enfrentou um desafio maior do que um plantão de 12 horas. Administrar seu próprio negócio, diferente de anatomia, é algo que não se aprende na faculdade!

Sendo assim, você se depara com fluxo de caixa, funcionários, divulgação, investimentos… E o desafio de fazer a conta fechar todo mês. Além de se preocupar com a saúde dos seus pacientes, é claro.

No entanto, existem alguns conceitos chaves que você deve considerar para construir uma carreira de sucesso e conquistar mais pacientes. Por isso, nós vamos te ajudar a enfrentar alguns desses desafios de ser um médico e empresário!

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Desafio 1 – Consultório Vazio. Como manter a minha agenda cheia?

O maior medo de qualquer médico empresário é a sala de espera vazia e o primeiro passo para você encher a sua agenda com pacientes é: eles precisam saber que você existe!

Logo, aqui vão algumas perguntinhas básicas:

1 – Você tem um bom site?

Hoje em dia muitos pacientes procuram por especialistas na Internet. Desta forma, o seu site deve ser adaptado para mobile, com facilidade de contato de marcação de consulta e bem informativo, com suas especialidades, tratamentos, dentre outras informações que os pacientes possam querer saber.

2 – Como está sua identidade visual?

A identidade visual do médico e/ou clínica e hospitais deve ser condizente com a sua especialidade, e, assim, comunicar claramente que você é um profissional de confiança.

3 – Como está sua presença nas redes sociais?

Muitos pacientes recorrem às redes sociais para pesquisar sobre um profissional ou uma clínica antes de marcar a consulta. Por isso, ter um perfil atualizado, com identidade visual moderna e conteúdo relevante vai contar muitos pontos para você conquistar um novo agendamento.

4 – Você faz algum trabalho de divulgação?

Anúncios em jornais de bairro, Google Adwords, campanhas nas mídias sociais… Todas essas ações são importantes para divulgar a sua marca. Assim, um público que ainda não te conhece poderá se tornar um paciente em potencial.

 

Desafio 2 – Como não depender dos planos de saúde

Além de já estar difícil fechar convênios, pagam cada vez menos e com a crise os pacientes que são demitidos também perdem os planos… Logo, está complicado depender do antigo livrinho do plano, certo?

Portanto, não dependa de plano de saúde!

A principal vantagem dos planos de saúde é levar pacientes para o seu consultório, assim, se você tiver um Plano B para atrair pacientes, não dependerá integralmente dos convênios.

Mas, como conseguir pacientes?

Você pode recorrer a estratégias de marketing digital para fortalecer a sua marca e ser encontrado pelos seus pacientes. Redes sociais, Google, SEO, produção de conteúdo… Tudo isso são estratégias de captação de novos pacientes!

 

Desafio 3 – Tenho vergonha de trabalhar a minha imagem

Você olha todos aqueles médicos fazendo vídeos na Internet e pensa: “Deus me livre”! Acredite, você não está sozinho! Essa é uma questão que acomete muitos colegas de profissão também.

Porém, não precisa entrar em pânico, existem diversas estratégias de divulgação e você pode escolher a que for mais confortável e melhor fizer sentido para você! Sendo assim, sair um pouquinho da zona de conforto não vai fazer mal, mas você também não precisa ultrapassar os seus limites para ter sucesso com marketing.

Desta maneira, uma postagem de blog direcionada para o público correto pode trazer até mais resultados do que um vídeo, por exemplo.

Além disso, trabalhar a sua imagem de forma correta não vai fazer com que você pareça marqueteiro, muito pelo contrário. Assim você estará agregando valor e divulgando o seu trabalho!

Quer saber como está sua imagem na web? Faça um diagnóstico digital gratuito com a gente!

Desafio 4 – Estou atendendo o dia inteiro e estou exausto

A sua agenda está lotada e você está exausto de atender o dia inteiro, chega em casa completamente cansado e não tem mais tempo para se especializar, estudar ou até mesmo dar atenção à família.

Então, lembra da lei da oferta e procura? Se a sua agenda está lotada, isso quer dizer que existe muita procura… logo, quando existe muita procura, o preço da consulta sobe. 

Desse modo, para que os seus pacientes percebam o aumento de forma positiva, você precisa transmitir o seu valor. Seja na mudança no consultório, novo receituário, envio de email mkt, dentre outras para que sintam-se bem atendidos por você e sua equipe.

Quer compartilhar mais algum desafio que você encontra sendo médico e empresário? Conta pra gente, quem sabe podemos te ajudar?

Deseja atrair mais pacientes para o seu consultório?

 

Texto: Júlia Rangel
Fundadora da Agência Prana para Doutores/ Estrategista de Comunicação

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