Estar presente nas redes sociais é essencial para divulgar qualquer negócio, e isso é algo que todos já entendem bem. Mas e quando você é um profissional liberal, como um médico, como você deve se posicionar nas redes? Muito ficam perdidos entre ter um perfil profissional e um pessoal ou um que mescle as duas facetas. Sabendo disso, hoje a nossa conversa é sobre esse tema.
Bom, sabemos que o potencial de divulgação das redes sociais está exatamente na vontade de todos estarem nela. É difícil encontrar alguém que não possa ser encontrado nessas plataformas. Isso faz muito sentido, pois boa parte da nossa vida social hoje em dia se dá através dela.
Convites para eventos, interação com pessoas que você não vê diariamente, consumo de notícias, humor, e por aí vai. E, claro, elas são um ótimo espaço para mostrarmos para os outros um pouco da nossa vida. Mas quando se tem uma vida profissional muito atrelada ao seu nome, essa administração pode ser um pouco mais complicada.
Quando falamos no Facebook essa dúvida não é tão relevante, já que para negócios temos a opção da criação de páginas, que podem permitem a criação de anúncios, monitoramento do engajamento e muito mais. Sendo assim, você não precisa se desfazer do seu perfil pessoal, mantendo ele para os fins que não dizem respeito ao seu trabalho.
No Instagram essa situação já é mais complicada. A opção de perfil profissional na prática oferece ao usuário uma série de funcionalidades interessantes, mas para os seguidores não há uma grande diferenciação, o que pode gerar uma certa confusão se você optar por ter um perfil pessoal e outro profissional. Esteja certo que em algum momento as pessoas irão se confundir.
Vamos conhecer as duas principais opções?
Ter um perfil pessoal e outro profissional
Essa é uma opção muito utilizada. Por exemplo, você pode ter um perfil pessoal apenas com o seu nome (ex: @nome) e outro com o seu título (ex: @drnome ou @doutornome). No profissional você pode focar no seu dia a dia, em informações sobre as doenças e tratamentos da sua área, notícias, etc. Já no pessoal você pode manter a sua liberdade para postar os mais diversos conteúdos, já que o objetivo aqui será interagir com seus amigos, e não com possíveis pacientes.
Contudo, é importante lembrar que existem alguns pontos problemáticos nesta opção. Quando o usuários digitar na busca o seu nome pode ser que ele encontre os dois perfis, o que pode gerar confusão e fazer com que ele tente entrar em contato com uma rede que deveria ser particular. Além disso, é importante lembrar que mesmo que exista uma divisão clara entre os perfis, você é um profissional liberal, e seus pensamentos e ações podem sim acabar interferindo na imagem do seu negócio.
Posicionamentos políticos, piadas e momentos de descontração podem acabar manchando a sua imagem se seus pacientes tiverem acesso ao seu perfil no Instagram ou Facebook. Como isso é bem provável de acontecer, uma opção a se considerar é deixar as redes pessoais no modo privado.
Ter um perfil único
Uma outra opção é ter um perfil único, em que você pode reunir tanto o caráter pessoal como o profissional. Aqui o cuidado deve ser no entendimento de que você está misturando duas áreas díspares. Ou seja, principalmente os conteúdos mais pessoais devem ser filtrados com atenção para que isso não gere problemas. É uma boa opção principalmente para aqueles que não são tão ativos nas redes ou geralmente não se expõe tanto nelas. Se esse for o seu caso, considere essa alternativa.
Na verdade, não existe um caminho correto a ser seguido. O importante, independente da opção feita, é ter cuidado e planejamento com os conteúdos compartilhados. Tendo isso em mente, vá em frente!
Gostou do texto? Se você precisar de ajuda para entender melhor o seu lugar dentro do mundo digital, faça um diagnóstico digital gratuito conosco!
É nesse momento que entra a importância de ter uma agência para te dar o suporte necessário para ter êxito em todas os perfis. Quer saber como uma agência pode ser útil para o seu negócio? Vem descobrir!