Como colocar sua clínica na primeira página do Google

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Google

Quando você precisa comprar algo, se informar sobre algum assunto ou tirar alguma dúvida sobre nos mais diversos casos, o que você faz? Google! Isso é tão automático que já virou até um verbo informal: “googlada”. Você deve estar se perguntando: Como aparecer na primeira página do Google?

Não é difícil imaginar que esse site de buscas se tornou um dos principais pulos do gato para que você atinja mais pessoas, correto? Essa é uma peça fundamental para você fazer um marketing médico eficiente.

Se você quer saber mais sobre isso, tire um minutinho para ler o nosso conteúdo de hoje.

Aparecer na primeira página do Google é imprescindível

Mas é importante saber que quanto melhor o posicionado você estiver, melhores serão os seus resultados. Reflita por um minuto quantas vezes você pesquisou por algo e foi clicar apenas na página 3 dos resultados? Agora, pense quantas vezes você fez a mesma coisa e clicou nos sites que estavam na primeira página? É isso, o objetivo dever ser não só aparecer, mas brigar pelas primeira posições, garantindo um número muito maior de visitas para o seu site, e consequentemente mais conversão.

Para os médicos esse deve ser um pensamento estratégico. Se você é um dermatologista com especialização no combate a acne, é maravilhoso você aparecer entre os primeiros resultados quando alguém pesquisar sobre o tratamento de cravos e espinhas, por exemplo. As chances de que ele entre, se informe e marque uma consulta são muito maiores. Além disso, quanto melhor for a sua posição, mais o link ganhará ares de relevância para o leitor. 

Mas então, você deve estar perguntando como aparecer na primeira página do Google. É claro que existe a possibilidade de comprar um lugar entre os link patrocinados em destaque, mas pesquisas apontam que as pessoas dão muito mais atenção e clicam muito mais nos links orgânicos, que não estão sinalizados como pagos. Além disso, pagar para ficar em destaque na plataforma de busca dependendo do termo pode ser muito caro. Mas calma, existem técnicas para que você apareça em primeiro lugar nas pesquisas, mas isso demanda um trabalho cuidadoso e detalhado chamado SEO (Search Engine Optimization). Hoje vamos falar um pouco disso com uma lista de itens que você deve estar atento.

Navegabilidade

O Google sempre quer oferecer a melhor experiência para o usuário. Sendo assim, ele dá preferência para sites que tenham uma excelente navegabilidade. Ou seja, aqueles que carreguem rápido, tenham informações bem organizadas e que o usuário consiga facilmente encontrar o que procura. Aqui em especial chamamos a atenção para a necessidade do site ser responsivo, ou seja, que ele se adapte aos diversos formatos de telas, como tablets e smartphones.

Palavras-Chave (keywords)

É importantíssimo ter um planejamento estratégico de palavras-chave nos conteúdos do seu site. Elas podem ser definidas em dois tipos: cauda curta (head tails) e cauda longa (long tail).

Vamos aos exemplos práticos:

Palavra de cauda curta: Marketing para médicos

Cauda longa: Marketing para médicos aumentarem a sua visibilidade nas redes sociais

Quanto mais curta a palavra, mais difícil será conseguir as primeiras posições do Google. Pense que se você tem uma palavra simples, como tênis de corrida, você estará concorrendo com gigantes da área esportiva que estão batalhando atrás desse termo. Mais do que isso, você concorrerá com sites que possuem diversos fins, desde dicas de saúde até e-commerces, pois ela não é muito específica. Quanto mais delimitada, como são as palavras de cauda longa, menos concorrência você terá. Apesar dessa palavras mais específicas terem um tráfego menor, elas apresentam uma conversão muito maior. Imagine digitar uma busca super específica e achar exatamente um conteúdo com essa chamada. Bingo! Conversão à vista! Cauda longa é definitivamente algo que você deve investir.

Link Building

O Google ama links. Se você tem um site e ele é citado em alguma outra postagem de outro site, tenha certeza de que você ganhará pontos para ser rankeado nas pesquisas. A plataforma considera que sites que são constantemente citados possuem mais relevância, são referência. Ou seja, mantenha seus site linkados com as clínicas que você trabalha, publique conteúdos nos blogs dos sites de médicos parceiros e deixe o seu link, enfim, existem muitas estratégias que podem ser pensadas nesse sentido.

Velocidade de carregamento

O objetivo do Google é sempre indicar em seus resultados de buscas os sites que vão oferecer a melhor experiência possível para o usuário. E é claro que a velocidade de carregamento é considerada. Nada mais insuportável do que um site pesado que demora a ser carregado, não é mesmo? Invista em um aprimoramento do seu site para que ele seja ágil e responsivo.

Capriche no título

Um título bom é essencial não só para atrair os leitores como também para agradar o Google. Ele precisa conter a palavra-chave, de preferência logo no começo. Também é recomendado utilizar ela ao longo do texto, e em alguns intertítulos para reforçar a intenção.

Criando a meta description

As metas descriptions sãos aquela breves descrições que aparecem logo abaixo do link do seu site ou blog em uma pesquisa no Google. Trata-se de uma forma eficaz de indexar o conteúdo, além de aumentar a conversão de leads, já que funcionam como uma propaganda. Por isso, se dedique a esse pequeno texto, utilizando a palavra-chave e resumindo o que o link contém de informação.

Otimize a sua URL

Além da meta description, você também precisa dar uma atenção para a URL da sua página. Ela deve conter a palavra-chave e também ser curta e objetiva, de modo que quem leia saiba de cara qual será o conteúdo encontrado.

Conquistar a primeira página do Google pode não ser das tarefas mais fáceis, mas a dedicação a esse objetivo certamente pode fazer você colher ótimos resultados. Quer saber mais sobre estratégias certeiras para o marketing médico da sua clínica ou consultório? Faça um diagnóstico digital do que você pode fazer para obter ótimos resultados clicando aqui. É rápido e sem nenhum custo!

Ainda tem dúvidas de como o trabalho acontece e acima de tudo como uma agência pode ser útil para o seu negócio? Ou se divulgar seus conteúdos nas redes sociais é a melhor forma de vender? Confira mais um de nossos textos e aproveite para deixar seu comentário.

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