Quanto investir em marketing na minha clínica?

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Quanto investir em marketing na minha clínica?

Você fez questão de escolher um ponto bem localizado, investiu num projeto de arquitetura e a sua aparelhagem está novinha, pronta para receber os pacientes. Tudo isso entrou na sua planilha de orçamento, certo? Agora é hora de chamar os pacientes e colocar toda a sua operação pra funcionar! Então você se pergunta: Quanto investir em marketing? Por onde começar? É natural que as estratégias de divulgação tenham um custo como qualquer outro, portanto, é muito importante ter em mente que uma boa estratégia de marketing é um grande diferencial que vai atrair e fidelizar os seus pacientes.

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1 – Planeje sua verba investir em marketing

Não adianta você arrumar a casa inteira para uma festa, mas não chamar ninguém! Por incrível que pareça, muita gente acaba não separando uma verba para marketing no seu plano de negócios, o que é um grande erro de principiante. Principalmente num projeto que está iniciando, uma estratégia de marketing e divulgação bem traçada é imprescindível para que o lançamento da marca seja bem sucedido.

 

2 – Tenha um Plano de Marketing

Para calcular a verba que você vai investir em marketing é necessário que você tenha um Plano de Marketing. Médicos não estudam isso na faculdade, mas a gente te ajuda! O Plano de Marketing, resumidamente, é uma lista de possíveis ações, seus respectivos orçamentos, fornecedores, cronograma e o principal: os objetivos destas ações.  O seu objetivo pode ser aumentar o fluxo de pacientes particulares, divulgar um novo exame da sua clínica ou fidelizar seus pacientes atuais, por exemplo. Talvez você tenha mais de um objetivo e precise de estratégias diferentes para cada um deles.

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3 – Levante custos

Consulte um bom profissional de marketing, de preferência especializado na área médica, e peça uma cotação para a sua clínica. Fuja daqueles pacotes prontos e orçamentos muito baratos.

Reposicionar uma marca pode ser mais difícil do que lançar uma nova, portanto, muito cuidado ao escolher a agência ou profissional de marketing para que o barato não saia caro lá na frente.

Uma estratégia de marketing eficaz é desenvolvida individualmente, levando em consideração os objetivos do seu plano de marketing e possibilidades financeiras. Como pode a estratégia de um pequeno consultório de acupuntura ser a mesma de um hospital oncológico?

Google, Mídias Sociais, Podcast, Canal no YouTube, Comunicação Interna, Marketing Offline… Existem inúmeras possibilidades de divulgação e marketing e cabe ao especialista avaliar junto com você qual a mais adequada para a sua realidade. Só assim você terá uma projeção real de seus gastos.

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4 – Analise seus números

Você sabe quanto a sua clínica ou consultório fatura em média? Tem o controle de todas as suas despesas e consegue calcular seu lucro líquido facilmente? É fundamental que você controle de todos os gastos fixos e variáveis do seu negócio. Se tiver dificuldade neste cálculo, é bom contratar um consultor para lhe ajudar.

 

A recomendação de especialistas é reinvestir cerca de 6 a 12% do faturamento da sua clínica em marketing. Mas esse número vai variar muito de acordo com o seu objetivo de marketing e momento empresarial. Períodos de lançamento, por exemplo, necessitam de mais tração e podem pedir de 15% a 20% do faturamento em investimentos de marketing.

 

Isso acontece porque empresas que ainda não são conhecidas precisam passar por um processo de reconhecimento do público, precisam mostrar quem são e quais seus diferenciais. Tirar um objeto da inércia gasta mais energia do que mantê-lo em movimento, certo?

 

5 – Parta para a ação!

Agora que você já tem em mãos o seu plano de marketing e a verba disponível para investir é hora de agir. Inicie as ações que estiverem dentro do seu orçamento e vá monitorando o seu retorno no curto, médio e longo prazo.

A mensuração dos resultados das ações de marketing pode revelar informações importantes para o seu negócio prosperar, como a grande procura por determinado exame ou especialista. Neste caso, colocar mais um desses especialistas pode aumentar a sua marcação de exames e, consequentemente, seu faturamento.

 

6 – Aumente a verba!

Percebeu que as estratégias de marketing estão dando retorno? Aumente a verba! Se o seu objetivo é crescer e sair na frente da concorrência, aproveite os períodos de bons resultados para aumentar o investimento e posteriormente avaliar o crescimento dos números. Deu bom? Invista ainda mais! A chave é avaliar o seu ROI (Retorno sobre investimento) para chegar no volume ideal de investimento.

 

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