Como criar um marketing médico acessível aos seus pacientes?

marketing médico

Ao traduzir o jargão técnico numa linguagem mais acessível, os profissionais de marketing médico podem ajudar a diminuir a distância entre os pacientes e os profissionais de saúde.

Uma barreira que permanece entre os profissionais de saúde e os pacientes é a terminologia utilizada para discutir os cuidados médicos. O corpo humano é constituído por diversos sistemas complexos e médicos e enfermeiros passam anos estudando para aprender como estes sistemas funcionam. Isto acaba resultando em um jargão médico altamente técnico e especializado, o que facilita aos médicos e outros profissionais da área precisão no ato de comunicação, no entanto, esta linguagem nem sempre se faz efetiva quando se deseja se comunicar diretamente com os pacientes.

Considere a diferença entre dizer a um paciente que ele “tem gastroenterite” e explicar que “o seu estômago e os intestinos estão inflamados”. A primeira pode soar estranha para alguém que não seja familiarizado com o termo, enquanto a segunda forma oferece uma explicação mais acessível para os sintomas do paciente.

Pode ser extremamente frustrante para um leigo ler algo que ele não irá compreender quando pesquisa sobre a sua própria saúde. Por isso é papel dos profissionais de marketing médico diminuir a lacuna entre os pacientes e os profissionais de saúde, criando conteúdos acessíveis para sites, redes sociais e blogs.

Dicas para a Criação de Conteúdo Digital Acessível

Prestar cuidados médicos adequados é mais do que apenas tratar a condição de um doente – é também ajudá-lo a compreender os aspectos internos e externos da sua própria saúde. A relação entre médico e paciente deveria idealmente ser de colaboração – no entanto, manter uma comunicação clara e eficaz requer a tradução de jargão médico para uma linguagem mais clara e acessível.

Ao dar aos pacientes o poder de se envolverem com a sua própria saúde, os médicos e os profissionais de marketing médico colaboram para que eles se tornem mais instruídos em matéria de saúde. Com mais conhecimento pode-se reduzir a vergonha, o medo e o desconforto dos pacientes, e ao mesmo tempo aumentar sua capacidade de cuidarem de si próprios de forma mais eficaz.

Confira 5 formatos de conteúdo que você pode utilizar para divulgar seu consultório ou clínica na internet de maneira prática e eficaz:  

1) Conheça o seu público e fale diretamente para ele, entendendo qual é o seu perfil de paciente atual e que tipo de paciente você deseja atingir. 

2) Ensine algo para a sua audiência todos os dias. Posts que começam com “como” ou “aprenda a…” educam e agregam valor aos seus seguidores. Quanto mais didático e simples de entender, melhor! 

3) Faça ganchos com notícias da atualidade, associando o seu conteúdo às tendências do momento. Isso facilita o engajamento, pois o público já está interessado pelo assunto em questão. 

4) Use o humor para quebrar o gelo e desconstruir equívocos relacionados à sua área de atuação. Memes quando bem utilizados são uma ótima pedida! 

5) Aproveite as perguntas frequentes dos seus pacientes no consultório e as transforme em posts. Com certeza são as mesmas questões que os usuários da internet também estão buscando por respostas. 

Como isso beneficia o SEO (bom posicionamento no Google)

Os profissionais de marketing médico podem também tirar partido desta abordagem orientada pelos pacientes quando se trata de desenvolver estratégias de SEO. Ao adaptar a terminologia específica da indústria para um público mais amplo, pode-se alcançar grupos de pacientes maiores e mais diversificados que procuram por informações de saúde online. 

Por exemplo, mudar termos especializados como “trombose venosa profunda” para “coágulos sanguíneos” ou “osteólise da clavícula distal” para “ombro do halterofilista” permite aos médicos oferecer aos pacientes uma explicação contextual, que assegura que todos estejam na mesma página. Isto deixa a porta aberta para alcançar uma maior variedade de clientes em potencial, demonstrando ao mesmo tempo competência e experiência dentro do campo.

Pode ser desafiador traduzir o conteúdo médico para leigos. Contudo, ao envolverem-se com o público de formas que se centram na experiência humana, os médicos e profissionais de marketing médico estão ajudando os pacientes a encontrarem e a ligarem-se aos serviços médicos de que tanto necessitam para garantir seu bem-estar e conforto. 

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